sexta-feira, 27 de julho de 2012

EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS


Qual é o valor de prestar atenção à educação das crianças desde muito cedo? A Bíblia diz em Provérbios 22:6: Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

Que espera Deus dos pais enquanto eles educam os seus filhos? Os pais devem ser um exemplo piedoso em palavras e ações. A Bíblia diz em Deuteronômio 6:6-7: E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.

Deus quer que os pais sejam pacientes. A Bíblia diz em Colossenses 3:21: Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Que espera Deus de uma mãe? A Bíblia diz em Provérbios 31:26: Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.

A disciplina é uma expressão do amor da parte dos pais. A Bíblia diz em Provérbios 13:24: Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga.

A correção firme e afável ajuda as crianças a compreender. A Bíblia diz em Provérbios 29:15:A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.

O propósito da disciplina é para ajudar as crianças a atingir maturidade, não para enfurecê-los. A Bíblia diz em Efésios 6:4:E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.

Muitas vezes, as crianças pagam as consequências dos pecados dos pais. A Bíblia diz em Êxodo 34:7:Que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.

Como quer Deus que os filhos se comportem? A Bíblia diz em Efésios 6:1:Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.



domingo, 22 de julho de 2012

DEIXE A SUA LUZ BRILHAR

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16).

Textos adicionais: Efésios 6:10-17; Hebreus 13:5; Romanos 12:12, 21.

Material Necessário

1 abajur pequeno sem o quebra-luz

4 quadrados de papel de embrulho dobrados ao meio

Uma caneta hidrográfica ou giz de cera preto

Modo de Preparar

Dobre o papel ao meio e faça um recorte centralizado na dobra de cada quadrado de papel, suficientemente grande para permitir que a lâmpada passe por ele.

Com a caneta ou giz de cera, escreva um pecado em cada uma das folhas dobradas para impedir que a luz brilhe (desobediência, mentira, inveja etc.).

Mensagem

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 5:16).

(Coloque a lâmpada do abajur e as folhas de papel sobre a mesa.)

A lâmpada representa qualquer um de nós. Sem Cristo não temos luz. Pois Ele é a verdadeira Luz e é a Sua luz que refletimos (João 1:9). (Ligue a lâmpada.) Agora que temos luz, devemos deixá-la brilhar (Mateus 5:16).

Algumas vezes, os pecados impedem que Cristo brilhe através de nós.

Primeiro papel: Desobediência. Comente: Quando desobedecemos nossos pais, os professores na escola ou os líderes na igreja, estamos impedindo que a luz de Jesus brilhe através de nós.

(Desdobre o papel com a palavra "Desobediência" e cubra a lâmpada.) Se realmente procuramos ser honestos em tudo, a luz de Jesus irá brilhar intensamente por meio das nossas atitudes e do nosso comportamento (atravesse o papel na lâmpada pelo corte feito, até que esta fique totalmente visível e o seu brilho seja revelado).

Segundo papel: Mentira (Fofoca entre amigos, vizinhos, parentes, etc.).

Contar mentiras também impede que a luz de Cristo brilhe através de nós (coloque o papel cobrindo a luz). Quando vencemos essa tentação (passe a lâmpada pelo corte do papel), estamos deixando nossa luz brilhar. Deus nunca permite que Seus filhos sejam tentados além do que possam suportar (I Coríntios 10:13) e estará sempre dando forças para que eles consigam vencer cada tentação.

Terceiro papel: Negligência (Levantar tarde no sábado de manhã, não estudar a Bíblia, não se alimentar corretamente etc.).

Algumas vezes somos tentados a dormir até mais tarde, a não estudar a nossa Bíblia, não desenvolver bons hábitos alimentares ou fazer tantas coisas que nos prejudicam (coloque o papel sobre a luz). Ao fazer isso, impedimos que a luz de Jesus brilhe através de nós. Quando fazemos o que é correto, vencemos a preguiça, levantamos sempre na hora certa, desenvolvemos bons hábitos (passe a luz pela fenda do papel), estamos deixando a luz de Jesus brilhar através de nós.

REFLEXÃO

Muitas vezes, nós nos esquecemos de que devemos brilhar, que devemos refletir a luz de Jesus. Deus nos permitiu nascer com a missão de mostrar a todos o Seu grande amor em toda a nossa vida. Não devemos viver uma vida "apagada", sem a luz de Jesus em nós. Vamos começar a deixar nossa luz brilhar hoje mesmo?

Extraído de


sexta-feira, 13 de julho de 2012

MEMORIZAÇÃO DAS ESCRITURAS


“A memorização das Escrituras pode ser divertida se você torná-la um jogo. Divida a passagem em seções menores. Ilustre-as com figuras que esclareçam o significado. Muitas passagens bíblicas foram transformadas em letra de músicas. Se alguma vez você já cantou o Messias, de Haendel, conhece o poder da música para gravar as Escrituras na mente. Transforme o projeto de memorização num assunto de família, com a mamãe e o papai participando também. Ofereça um incentivo para quem completar seu projeto de memorização.
Um modo eficaz de ajudar crianças a aprender passagens mais longas é fazer um livretinho ilustrado. Use uma gravura atraente de um lado e as palavras de um verso ou frase do outro.”

Extraído de HABENICHT, Donna. Como ajudar seu filho a amar Jesus, Tauí, CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2011, primeira edição, página 83

OUVIR OS FILHOS


“Na correria da vida doméstica de todos os dias, como você pode comunicar a seus filhos que está realmente ouvindo o que dizem?

Primeiro, pare o que estiver fazendo. Resmungar ‘ã-hã’ enquanto continua a ler o jornal não é ouvir. Mas fazer uma pausa em sua atividade significa: ‘Você é mais importante para mim do que qualquer outra coisa’.

Segundo, incline-se até o nível de seu filho, olhe nos seus olhos e sorria. O contato visual e o sorriso dizem: ‘Eu me importo com você’.

Terceiro, faça comentários apropriados. Responder àquilo que a criança diz comunica: ‘Suas ideias são importantes e vale a pena ouvi-las’.”

Extraído de HABENICHT, Donna. Como ajudar seu filho a amar Jesus, Tauí, CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2011, primeira edição , página 11


TEMPO DE ESPERANÇA