quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PARA ENSINAR A BÍBLIA PARA OS PEQUENOS


EU SOU A BÍBLIA

Tenho também muitos outros nomes. Você tem mais de um nome, não tem? Às vezes sou chamada A PALAVRA DE DEUS, o que verdadeiramente sou. Outras vezes sou chamada AS ESCRITURAS, que significa “os escritos”. Homens santos escreveram as mensagens que Deus lhes mandou escrever, e esses escritos, juntos, formam o livro chamado a BÍBLIA. Eu gosto de ser chamada O LIVRO, porque eu sou o livro acima de todos os outros livros. Não me trate como você trata qualquer livro sem importância, de contos de fadas, ou mesmo seus livros de aritmética ou história do Brasil, porque estes foram escritos por homens, enquanto eu, como você vai ver, fui dado por Deus. Não se esqueça, então, dos meus nomes:
1) BÍBLIA
2) O LIVRO
3) AS ESCRITURAS
4) A PALAVRA DE DEUS

EU SOU O LIVRO QUE DEUS ESCREVEU

Deus, o Espírito Santo, é o meu Autor. Veja em II Pedro 1:21 e você verá que os homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. II Tim. 3:16 diz-nos que toda a Escritura é dada por inspiração de Deus. Por que não procurar esses versos agora mesmo, para ver o que eles dizem a meu respeito? O quê? Você não tem uma Bíblia? Mary Jones caminhou quarenta quilômetros e pagou trinta e cinco mil cruzeiros por mim! Você pode comprar uma por pouco dinheiro. Mas estou vendo que alguns de vocês têm Bíblias. Tomem cuidado, tratem as minhas páginas com reverência! Antes de ter sido inventada a imprensa, homens pacientemente copiavam-me à mão e, quando eles tinham de escrever o nome de Deus, primeiro eles lavavam a pena e molhavam-na em tinta especial, tão santo era o nome do meu Autor para eles!

ESCRITORES: UNS QUARENTA

Não parece isto estranho? Primeiro eu disse a vocês que Deus me escreveu, e agora digo-lhes que tive uns quarenta escritores. Mas este é o lado humano da história.
Durante os muitos anos em que Deus me estava dando ao mundo, Ele precisou e quis servir-se destes diferentes homens para escreverem a mensagem. Foram realmente Moisés e Isaías, Paulo, João e outros que escreveram, mas Deus de tal maneira inspirou seus corações que eles escreveram exatamente o que Deus queria. Eram homens muito diferentes uns dos outros. Alguns eram ricos, outros eram pobres. Uns eram instruídos e outros não. Entre os meus escritores houve um que fazia tendas, outro trabalhava com o arado, um era cobrador de impostos, outro lavrador, outro médico, outro músico, outro poeta, outro cuidava de vacas, e um era pastor de ovelhas e veio a ser rei.

TEMPO: 1600 ANOS

Esta é outra coisa extraordinária a meu respeito. Levaram 1600 anos para me escreverem! Deste modo, como vocês vêem, a maior parte de meus escritores não se conheceram e muitos morreram antes que os outros tivessem nascido. Estes escritores viveram em diferentes lugares, e alguns dos livros foram escritos centenas de anos depois dos outros. Os meus escritores não se puderam ver uns aos outros, nem fazer comparações entre o que escreveram; eles apenas escreveram a mensagem que Deus lhes deu. Algumas partes foram escritas em cidades, outras nos desertos, outras nas prisões e outras em palácios.

PARTES: DUAS

Quem sabe os nomes das minhas duas partes? É isso mesmo: Velho e Novo Testamento. Mas, que quer dizer “testamento”? É um acordo, ou um testamento como muitas pessoas fazem antes de morrer, dizendo o que querem que se faça com suas possessões depois de terem morrido.
No Velho Testamento encontramos muitos acordos, ou promessas de Deus para fazer coisas maravilhosas para o Seu povo de Israel, inclusive mandar um Salvador, Seu próprio Filho. Assim, há muitas riquezas para nós no Velho Testamento, porque nós podemos aprender muito a respeito de Deus, nosso Pai, e ver o Senhor Jesus apresentado ali como Aquele que havia de vir.
No Novo Testamento, escrito depois da morte do Senhor, nós temos o acordo de Deus para salvar e dar todas as bênçãos àqueles que crerem no Seu Filho como seu Salvador.

LIVROS: SESSENTA E SEIS

Eu sou um livro composto de duas partes, e cada parte é composta de muitos livros. Quantos livros há no Velho Testamento? Quantos no Novo Testamento?

NO ENTANTO, EU SOU UM ÚNICO LIVRO

Realmente, isto é mais que extraordinário! Como podia eu ter sido escrita por uns quarenta homens, ter levado 1600 anos a escrever e, no entanto, depois de ajuntar tudo, ser apenas um livro, e um livro no qual cada parte concorda com todas as outras e se ajustam umas às outras, de modo a formar um todo?
Foi possível somente porque o mesmo Grande Autor disse a todos esses homens o que haviam de escrever. Foi o Espírito Santo de Deus: Ele é o Autor desse livro extraordinário.

MEU GRANDE TEMA: CRISTO

Eu fui escrita para falar de Cristo. Ele move-se através de minhas páginas. Se, quando vocês lerem a Bíblia, não encontrarem Cristo, “O Homem da Bíblia”, em suas páginas, lerão a Bíblia em vão.
Um negociante de diamantes, que não amava a Palavra de Deus, uma vez embrulhou um precioso diamante nas folhas que continham os primeiros três capítulos do Evangelho de S. João. Ele serviu-se desse papel porque era muito macio. O indu que recebeu o diamante recebeu com ele uma coisa muito mais preciosa. Em João 3:16 ele encontrou “O Homem da Bíblia”. Leu o versículo muitas vezes e depois disse: “Certamente este Salvador morreu por mim”. Pela fé, aceitou Jesus Cristo. “Eu O tomo agora mesmo como meu.”

OVERHOLTZER, Ruth. A Bíblia, a Palavra de Deus, São Paulo, ALIANÇA PRÓ EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS, páginas 18 a 21

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ALGUMAS DICAS PARA OS PAIS

1. Arranje tempo para ser pai. Na sociedade moderna, muitas vezes o homem é apenas uma máquina de trabalhar. Você precisa se esforçar para ser um pai de verdade para os seus filhos.
2. Seja um pai atuante – converse, brinque, invente, viaje junto. Aproveite toda e qualquer oportunidade para interagir.
3. Às vezes, o Distúrbio de Deficiência da Atenção é realmente distúrbio de deficiência da atenção do pai.
4. Divida com a sua parceira a tarefa de disciplinar os filhos. Muitas vezes, o menino vai atender mais a você do que a ela – não por medo, mas pelo respeito que sente e pela vontade de agradar você. Não bata no seu filho nem o assuste. Isso só vai servir para torná-lo agressivo com os outros.
5. O menino copia tudo o que você faz. Ele vai copiar o modo como você trata a mãe dele. Vai adotar as suas atitudes, quer sejam racistas, de eterna vítima, de otimismo, de atenção e justiça e assim por diante. E ele só vai saber demonstrar as emoções dele se você demonstrar as suas.
6. A maioria dos garotos adora brincar de lutar. Use essas brincadeiras para para se divertirem e também para ensinar a ele autocontrole, a saber parar e estabelecer algumas regras para quando o jogo estiver ficando violento demais.
7. Ensine seu filho a respeitar as mulheres – e a se respeitar.


BIDDULPH, Steve. Criando meninos, São Paulo, Editora Fundamento Educacional, 2002, página 84

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ALGUMAS MANEIRAS DE TRANSMITIR SENSO DE VALOR ÀS CRIANÇAS




“1. SEJA POLIDO:
É assim que mostramos respeito aos de fora da família, e isso funciona também dentro da família. Mas, como o psicólogo de crianças observou, sob todas as condições, a polidez deve ser ensinada polidamente. O que acontece frequentemente, no entanto, é que pais a ensinam grosseiramente. Quando uma criança interrompe alguém que já está falando, ela não está sendo polida. Mas quando um adulto interrompe a criança para dizer-lhe que ela está sendo rude, ele também o está.

2. ESCUTE COM SENSIBILIDADE:
Procure ouvir o que a criança está realmente tentando comunicar. Muita observação crítica ou depreciativa já foi feita às crianças porque os pais não tomaram o tempo de pensar sobre o significado das palavras das crianças. Obrigue-se, por um dia, a esperar cinco segundos antes de responder a qualquer comentário ou pergunta de seu filho. Veja se as suas respostas não mudam para melhor.

3. NÃO PROCURE MOTIVAR SENTINDO CULPA:
Nós, pais, nos tornamos vítimas desse inimigo da auto-estima quando nos sentimos culpados e frustrados. (...) Para obter o poder de sermos mais positivos em relação a outros, todos nós precisamos refletir mais sobre a maneira como Deus nos trata. Ele nos chama de seus filhos e filhas, herdeiros da vida eterna, apesar de não sermos dignos de tal amor.”

MALONE, Dennis. Filhos em idade escolar, Porto Alegre, Editora CONCÓRDIA, primeira edição, 1997, páginas 37, 38

TEMPO DE ESPERANÇA