segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

ALGUMAS MANEIRAS DE TRANSMITIR SENSO DE VALOR ÀS CRIANÇAS




“1. SEJA POLIDO:
É assim que mostramos respeito aos de fora da família, e isso funciona também dentro da família. Mas, como o psicólogo de crianças observou, sob todas as condições, a polidez deve ser ensinada polidamente. O que acontece frequentemente, no entanto, é que pais a ensinam grosseiramente. Quando uma criança interrompe alguém que já está falando, ela não está sendo polida. Mas quando um adulto interrompe a criança para dizer-lhe que ela está sendo rude, ele também o está.

2. ESCUTE COM SENSIBILIDADE:
Procure ouvir o que a criança está realmente tentando comunicar. Muita observação crítica ou depreciativa já foi feita às crianças porque os pais não tomaram o tempo de pensar sobre o significado das palavras das crianças. Obrigue-se, por um dia, a esperar cinco segundos antes de responder a qualquer comentário ou pergunta de seu filho. Veja se as suas respostas não mudam para melhor.

3. NÃO PROCURE MOTIVAR SENTINDO CULPA:
Nós, pais, nos tornamos vítimas desse inimigo da auto-estima quando nos sentimos culpados e frustrados. (...) Para obter o poder de sermos mais positivos em relação a outros, todos nós precisamos refletir mais sobre a maneira como Deus nos trata. Ele nos chama de seus filhos e filhas, herdeiros da vida eterna, apesar de não sermos dignos de tal amor.”

MALONE, Dennis. Filhos em idade escolar, Porto Alegre, Editora CONCÓRDIA, primeira edição, 1997, páginas 37, 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA