sábado, 25 de abril de 2009

44 formas para usar a arte no aprendizado das crianças




Darlene Franklin

“Cristo me ama, .... ” Amanda cantava enquanto se dirigia da Igreja à sua casa, ela levava um quadro montado com o verso bíblico, “Amemos uns aos outros” (I João 4:7) escrito na parte inferior. “Que bom, que já estás de volta! O que aprendeste hoje Jimmy?” “algo sobre Gebos”.

Qual é a diferença? Jimmy escutou a lição bíblica e Amanda se deleitou fazendo as atividades. As artes visuais, manuais, música, dramas ou escrever textos com verdades bíblicas relacionadas à vida, são coisas com as quais aprendem. Em continuação expomos 45 idéias para usar as artes no aprendizado das crianças.

Trabalhos manuais

As artes por si mesmas exibem os fatos concretos das lições bíblicas.

1. Leve quadros bonitos ao salão de classe, obtidos de livros ou slides.
2. Desenhe um mapa se o local é uma parte importante na história.
3. Desenhe bandeiras temáticas.
4. Apresente a lição bíblica ou uma história contemporânea com rótulos atraentes ou caricaturas alusivas à lição.
5. Ilustre a cena culminante da história em um mural.
6. Teça ou costure a túnica de José.
7. Marque uma linha de tempo para o ministério público de Jesus.
8. Pinte ou desenhe tecidos para mostrar os eventos na seqüência.
9. Prepare um panorama das covas onde David se escondeu de Saul.
10. Construa as paredes de Jericó com blocos de Isopor.
11. Prepare quadros de duas e três folhas para o estudo de um personagem.
12. Prepare pegadas das mãos e dos pés para pensar em como nossos corpos podem ser usados para o serviço de Deus.
13. Faça montagem ou colagem de quadros com materiais naturais ou pastas.
14. Colete vários objetos como folhas, esponjas, rochas e bolinhas para usá-los em pin-turas ou quadros.

Música

Com ou sem palavras, a melodia, a harmonia e os toques, expressam emoções em um nível instintivo. A música funciona bem logrando metas de atitude.

15. Toque uma música antes que comece a classe ou durante o tempo que as crianças estiverem trabalhando.
16. Cante com as crianças. Ensine um hino da classe.
17. Prepare um livro de corinhos para usá-lo na classe.
18. Construa instrumentos musicais, tais como, tambores, chocalhos e pandeiros. Ima-gine que você é Maria (irmã de Moisés) cantando com os israelitas louvando a Deus depois de cruzar o Mar Vermelho.
19. Examine o índice temático e o índice de títulos em seu Hinário e selecione hinos relacionados às lições ou versos de memória.
20. Sublinhe ou assinale os hinos favoritos.
21. Ilustre o significado do hino com movimentos ou quadros.
22. Participe com as crianças. Prepare um grupo pequeno para que cante na classe ou que toda a classe cante para a igreja.
23. Leve para a classe um teclado (piano elétrico) ou campainhas. Escolha uma melodia original para adaptá-la às palavras do verso de memória.
24. Escreva uma letra original e adapte a uma melodia conhecida.

Drama

25. Mostre vídeos e discutam o conteúdo.
26. Faça máscaras de pratos de cartão ou cartolina para usá-los no drama.
27. Elabore seus próprios dramas e use vestimentas e materiais apropriados.
28. Designe as “partes” dos alunos em situação da vida real.
29. Entreviste um personagem bíblico famoso. Também entreviste líderes da Igreja.
30. Realize um monólogo de um personagem bíblico ou a luta de uma criança com um problema.
31. Responda as perguntas “quê, quando, quem, onde e por quê” como uma transmis-são de notícias.
32. Ensine uma lição familiar como a do Bom Samaritano, representando a história.
33. Escolha um livro da biblioteca da igreja para representá-lo.
34. Fragmente uma história Bíblica para obter uma encenação.

Escritos

Os escritos podem estar reforçados com outras artes, por exemplo: “globos” para as cari-caturas nos cartazes, instrumentos para tocar com a música e notas nos murais. Também podem fazer-se só escritos como uma atividade da aprendizagem.

35. Leia para as crianças.
36. Peça que os de sua classe revisem as leituras dos livros da biblioteca da Igreja.
37. Componha acrósticos com palavras chaves da história.
38. Conserve um diário imaginário de um personagem bíblico, tal como Paulo.
39. Enviem cartas aos companheiros enfermos ou impossibilitados, familiares, membros da Igreja, missionários e crianças do estrangeiro.
40. Reúna artigos do jornal que se relacionem com a lição do dia. Inclua histórias, edito-riais, anúncios e entrevistas.
41. Elabore uma poesia, pode ser formal e de verso livre.
42. Faça perguntas e adivinhações para repassar a história.
43. Escreva uma história curta que se aplique à verdadeira vida real.
44. Use os versículos ou o formato de perguntas e respostas para escrever uma poesia ou um cântico.

Reúna algumas provisões básicas, junte algumas poucas idéias e leve a cabo sua pro-gramação. Os alunos aprenderão verdades bíblicas enquanto se divertirem.

Extraído de Idéias 2002, Ministério da Criança/Divisão Sul Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA