terça-feira, 7 de julho de 2009

OS MAXIMIZADORES DA APRENDIZAGEM

A) Amar profunda e continuamente seus alunos haverá de maximizar a marca que você imprimirá na vida deles.
Aparentemente, na maioria das escolas e igrejas, "amar os alunos" saiu de moda. A admoestação bíblica para amarmos foi, de alguma forma, tão diluída, que poucos de nós conseguimos compreender a verdadeira profundidade de nosso chamado.
"O amor cobre uma multidão de pecados."

Os três grandes "amores" de um professor:
1- O amor pelo conteúdo.
Ficam tão entusiasmados e motivados com a matéria, que perdem de vista a classe.

2- O amor pela comunicação.
Ficam tão ligados com a idéia de falarem a um auditório, que perdem de vista os ouvintes.

3- O amor pelo estilo de vida de professor.
Eles não visualizam o ensino como um chamado, mas sim como uma fonte de recursos. Ensinam simplesmente, e toleram os alunos para poderem estar livres para as férias.

B) Comunique o conteúdo, tendo em mente as necessidades e o interesse dos alunos, exatamente aquilo que eles precisam ouvir no momento.
Precisamos ter uma mão no pulso do ouvinte e outra na Bíblia. Se não o fizermos, nossas lições bíblicas serão tão irrelevantes quanto uma capa de chuva no deserto do Saara.

C) Altere seu estilo com regularidade, de acordo com cada situação.
O tédio não tem muito a ver com o que você diz, mas com a maneira como o faz.

D) Use seu talentos e dons; seja você mesmo.
Você já ouviu algum orador e desejou saber falar como ele? A maioria de nós já se viu na situação de desejar poder ensinar ou pregar como outra pessoa, como se o poder do púlpito adviesse da imitação.
Acabamos por concluir, erroneamente, que se tivéssemos o dom daquela outra pessoa, nosso ensino seria mais poderoso. Isso é uma atitude perigosa e até antibíblica.
Temos a tendência, que parece universal, de invejar os dons de outros e desvalorizar os nossos.
Ao anelar os dons de outra pessoa, estamos levando em conta apenas o lado humano do ministério. Se queremos o melhor de Deus em nossa vida, precisamos reconhecer que o melhor dele para nós inclui tanto os nossos pontos fortes quanto os fracos.

E) Para ser um ótimo professor ou pregador, utilize bem seus pontos fortes, procurando fazer com que eles compensem os fracos.
Um dos segredos dos atletas campeões é que eles procuram tirar o máximo de seus pontos fortes. Em contraste, aqueles que jamais atingem o máximo de seu potencial tem uma perspectiva diferente. Em lugar de concentrarem em suas habilidades, buscam o fortalecimento de suas áreas fracas.
Muitas pessoas estão investindo uma vida inteira na tentativa de serem "completas" em todas as áreas, em lugar de serem excelentes nas áreas específicas de seus pontos fortes.
Uma coisa que todos grandes homens e mulheres têm em comum é a filosofia de concentrarem suas energias no objetivo de se sobressaírem em poucas áreas, mas todas muito bem escolhidas.
Não procure fazer tudo igualmente bem.
Faça menos coisas da melhor maneira possível. Ajuste o foco.
Melhore suas áreas fracas, até conseguir que não sejam irritantes.
É preciso ir melhorando as "notas vermelhas" pelo menos até que cheguem à média.
Use seus pontos fortes para compensar os fracos.

F) Conte com o Espírito Santo.

Há três níveis de ensino, e todos nós lecionamos num deles:

1- Nível egoísta. O professor faz aquilo que lhe vem a mente, não assume a responsabilidade de levar os alunos a aprenderem, ele se contenta em cumprir o plano de aulas.

2- Nível de servo. O professor serve os alunos de todo coração, supre suas necessidades e leva-os a aprender.

3- Nível do Espírito. O professor serve os alunos completamente, mas
também coopera com o Espírito no plano das aulas, na ministração delas e no seu relacionamento com eles.

REFLITA : Você estaria disposto a assumir o compromisso de "levar seus alunos a aprender"? Está disposto a pôr-se de pé e a servir o Senhor através do poder do Espírito?
Se o fizer, jamais se contentará apenas em "cumprir a agenda de aulas."

Pr. Wladimir G. Souza

Extraído de http://www.advir.com.br/sermoes/

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