terça-feira, 27 de setembro de 2011

A importância do pensamento lógico

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor - Isaías 1:18

A Bíblia enfatiza a importância do pensamento lógico, racional. Assim, é importante que possamos ajudar nossos filhos a aprender habilidades de raciocínio de base e de pensar criticamente.
A verdadeira chave para aprender a pensar racionalmente e de forma crítica é a de não aceitar o que nos é dito pelo seu valor nominal, mas sim ter um coração que faz perguntas que procuram em busca de mais informações e provas. Isto significa que nós queremos que as crianças perguntem como e porquê.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a construir habilidades de pensamento:
• Discussões em grupo. Incentivar a participação, convidando cada criança em algum ponto da discussão.
• Ajude as crianças a aprender que perguntas fazer e a fazê-las sozinha.
• Minimizar o uso de perguntas que as crianças simplesmente precisam recitar o que leram ou ouviram. É importante para a compreensão da leitura, mas não ajuda no pensamento crítico. Em vez disso, desafiar as crianças a aplicar o que acabamos de ouvir para uma área nova e um pouco diferente.
• Incentivar as crianças a fazer perguntas. Tome tempo para responder em termos que possam compreender. Verbalmente recompensar aqueles que fazem perguntas. (ex.: "Essa é uma pergunta realmente grande, Johnny ..." antes de responder a pergunta)
• Incentivar os pais a trabalhar com as crianças uma a uma em casa, para aplicar e estender os princípios ensinados na lição.

Extraído de www.bibleschoolresources.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA