sexta-feira, 29 de maio de 2015

15 TÁTICAS PARA ENSINAR AS CRIANÇAS
Olhe Além dos Eventos Desanimadores e Tente Novamente!
Por: Dorothy Rieke


Na maioria dos casos, ensinar as crianças é uma responsabilidade maravilhosa e a qual as pessoas têm maior disposição de aceitar. Elas vêm os benefícios de longo alcance de instruir as crianças nas Escrituras e de influenciá-las para Cristo. Para aqueles que ensinam às crianças, o sucesso ou o fracasso dependem do preparo, do interesse dos alunos e da apresentação dos materiais. As crianças ou líderes de jovens ou professores bem-sucedidos utilizam muitos métodos instrucionais para dar às crianças as melhores oportunidades possíveis para aprender as lições da Bíblia e aplicá-las à vida diária. As seguintes sugestões não apenas irão ajudar na transmissão do conhecimento bíblico às crianças, mas também aumentarão o interesse e a participação, com o objetivo de que elas se tornarão cristãs ávidas pelo conhecimento de seguir os caminhos de Jesus.

1. Esteja disponível antes e depois da classe. Se possível, chegue na sala cedo a fim de dar os toques finais em sua apresentação, organizar os recursos visuais e conversar com as pessoas que chegarem mais cedo. Esteja a postos para as crianças e pronta para apoiá-las.
2. Utilize os quadro de anúncios. Esses espaços são bons para introduzir a lição, reforçar o aprendizado e mostrar projetos especiais realizados pela classe bem como para fazer publicidade da Escola Cristã de Férias e outros eventos.
3. Pesquisa de materiais para complementar as lições bíblicas. Enfoque no material visual. Combine-os para reforço e para despertar o interesse.
4. Prepare as folhas da lição (ou programa) de cada semana. Torne o aprendizado divertido ao incluir labirintos, quebra-cabeças e jogos que enfatizam e reforçam os preceitos.
5. Dramatize as histórias bíblicas. Os alunos muitos vezes se lembram das histórias se estiverem envolvidos na dramatização.
6. Seja líder/professor atencioso ao tratar cada pessoa da mesma forma. Algumas crianças podem não ser amáveis. São essas as que necessitam de amor, atenção e preocupação. A paciência é outro bem valioso para os líderes de crianças.
7. Estude e prepare a lição a fundo, sempre acrescentando ilustrações ou histórias para exemplificar as verdades espirituais. Dê vida a sua apresentação.
8. Incentive as crianças a darem sua opinião e a fazerem perguntas. Isso incentiva o envolvimento. Tenha paciência e ouça com atenção.
9. Utilize a Bíblia ou livros de histórias da Bíblia como referência. Se as crianças já sou-berem ler, peça-lhes para localizarem as passagens na Escritura e então lê-las. Estude mapas da Terra Santa e os diagramas do Templo.
10. Faça competições de perguntas e respostas. Organize as equipes e cada uma faz uma pergunta por vez à outra. Some a pontuação.
11. Planeje saídas com as crianças e os pais. Comer e brincar em um parque aumenta o interesse e estabelece laços.
12. Planeje projetos de “trabalho”. Esses projetos unem o grupo enquanto trabalham em conjunto em prol de um alvo comum. Preparar biscoitos para pessoas acamadas, plantar flores ao redor da igreja, ou ajudar na chamada. Essas e outras atividades desenvolvem a responsabilidade.
13. Planeje um dia para os pais quando eles visitam a sala e ouvem o programa e o estudo da lição com seus filhos.
14. Incentive as crianças a trazerem visitantes para a classe. A criança que traz um convidado recebe um certificado dizendo que elas trouxeram um visitante; o visitante recebe um certificado mencionando a sua presença. Decore os certificados com adesivos coloridos.
15. Programe-se conforme o interesse das crianças e envolva-as. Por exemplo, marque um sábado à noite para assistirem a um filme antigo e comerem pipoca e sirva também suco. Planeje outros encontros onde as crianças servem os pais em uma festa, e assim por diante.

Extraído de REVISTA IDEIAS, MINISTÉRIOS DA CRIANÇA, DIVISÃO SUL-AMERICANA DA IASD, Janeiro-Março 2008, páginas 17, 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA