terça-feira, 30 de dezembro de 2008

COMO INICIAR UM CLUBE BÍBLICO

O Clube Bíblico é uma reunião sistemática, que funciona na própria escola, normalmente no horário do intervalo entre as aulas (“recreio”), uma ou várias vezes por semana. O objetivo principal é evangelizar, e toda a dinâmica do clube bíblico deve ser direcionada aos não-cristãos.
Se você já tem orado e conversado com outros cristãos, chegou a hora de planejar. Decidam a respeito dos seguintes aspectos:
 Quem vai liderar? Quem vai atuar mais ativamente na “equipe do Clube Bíblico”? Procure ser democrático no sentido de envolver todos no planejamento e organização do trabalho, não limitando este grupo-base somente aos seus amigos mais chegados. Porém, acima disso tudo deve estar a direção de Deus.
 Quais os dias das reuniões? Pode ser uma, duas, três vezes na semana, ou todos os dias – desde que isto não sobrecarregue ninguém e que vocês não fiquem isolados do resto da escola.
 Qual o local para a reunião? Pode ser sala de aula, biblioteca, corredores, auditório, sala de projeção, laboratório, pátio, gramado, ou qualquer outro local disponível. O princípio é não se “esconder” num lugar de difícil acesso, nem ficar num local excessivamente dispersivo. O LOCAL NÃO PODE SER UMA BARREIRA impedindo o começo e a continuidade do Clube Bíblico. Cada líder tem a liberdade para decidir o que é melhor e possível, ali onde ele está e conhece.
 O que vamos fazer? No Clube Bíblico basicamente temos momentos de louvor, mensagens/testemunhos e oração. Pode-se distribuir nos dias de reunião como achar melhor, e acrescentar outras idéias criativas para dinamizar a reunião.
 Contato com a direção. É válido, e às vezes indispensável, contactar a direção da escola/faculdade para comunicar a existência do trabalho, ou solicitar permissão. Elabore uma carta explicando os objetivos do trabalho (evite “clichês” ou a idéia de que vai se pregar alguma religião), deixando no final da carta um espaço para os alunos do Clube Bíblico assinarem.
 Como e quando divulgar? Se a equipe do Clube Bíblico já tomou as decisões anteriores, é hora de começar a divulgar e abrir a reunião a todos os alunos! Utilize cartazes, folhetos, avisos de sala em sala, jornal/rádio da escola, buttons, camisetas... é só usar a imaginação! Mas o melhor método continua sendo o mais simples: de pessoa a pessoa.

Extraído de Mocidade para Cristo do Brasil
Caixa Postal 1508
CEP 30.161-970
Belo Horizonte – MG
(031) 492-1001
E-mail: mpc.bh@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA