terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESCOLHA DE VÍDEOS SOBRE A BÍBLIA


1. Com que exatidão retratam a história bíblica? Um vídeo ao qual assisti recentemente mostrava os israelitas cavando um túnel sob os muros de Jericó, para ajudá-los a conquistar a cidade. Esse vídeo tenderia a confundir a criança quanto aos fatos bíblicos? Muito possivelmente. Hoje em dia, professoras da Escola Sabatina às vezes ouvem as crianças protestando que a história da Bíblia “não é desse jeito” e então descrevem o que viram em algum vídeo. Confundir os fatos tende a solapar a fé na Bíblia.

2. Que papel Deus parece desempenhar nos assuntos da Terra? Alguns dos vídeos a que assisti recentemente minimizam a Deus. As crianças modernas imaginárias introduzidas na história parecem controlar o desfecho, na verdade. Creio que essa estratégia tem o efeito sutil, mas donoso para a fé, de apequenar o papel de Deus no Universo. Como adultos, podemos facilmente deixar essa fantasia de lado, mas as crianças acreditam na mensagem do vídeo. Pergunte a si mesma: determinado vídeo tende a criar confiança maior na maneira como Deus conduz as questões do Universo? Ou traz a ideia implícita de que os seres humanos são os que realmente estão no controle? A resposta é vital para ensinar crianças a confiar em Deus.

3. Quão verossímeis são os papéis da Bíblia e dos personagens modernos? Quando personagens infantis controlam o destino das nações, como alguns vídeos bíblicos retratam, estamos ensinando às crianças uma visão irreal da vida. Mais uma vez, o impacto da história bíblica sofre. As biografias bíblicas são as narrativas mais fiéis à vida real que existem. Deus, evidentemente, pretendia que aprendêssemos com as experiências da vida real.

Quando a fantasia assume o papel principal, pode levar a criança a pensar que a história bíblica é “só mais um desenho animado”. Obviamente, queremos que nossos filhos aprendam que a Bíblia é a Palavra de Deus e nos conta fielmente o que aconteceu no passado. Não é um desenho animado. A confiança em Deus quanto ao futuro repousa grandemente em saber que Sua Palavra
HABENICHT, Donna. Como ajudar seu filho a amar Jesus, Tatuí, CASA PUBLICADORA BRASILEIRA, 2011, primeira edição, páginas 86 e 87
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEMPO DE ESPERANÇA