segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COMO AS CRIANÇAS APRENDEM A SER RESPONSÁVEIS?

Responsabilidade não se ensina. É através das experiências que a criança vivencia no ambiente que ela vai construir sua personalidade, seu caráter.

As crianças se desenvolvem psicologicamente, apresentando características próprias no decorrer do seu desenvolvimento, num processo com influências marcantes do meio sócio-econômico e social.

Ao vivenciar suas experiências, a criança tem diversos olhares: o da família, o da escola, o da rua, o das escolhas – quem ela quer, onde quer e quando ser responsável.

Quando se fala em aprender, logo nos remetemos à escola, e é sobre esse lugar que vou escrever.

A escola de educação infantil tem a responsabilidade de favorecer o desenvolvimento da criança e, assim, o papel de veiculadora de conhecimentos específicos que se tornarão objeto de apropriação das crianças. A escola é um espaço socializador. O educador tem que oferecer condições para que a criança possa desenvolver autonomia, identidade, espírito de cooperação, responsabilidade e solidariedade.

Para que a criança aprenda, é necessária a existência de um MESTRE. O ato de aprender pressupõe uma relação com o outro que ensina, que é um facilitador nesse processo, pois é através do respeito a esse ser social que o desenvolvimento dela se dá entre outros seres humanos em espaço e tempo determinados. A maneira como as pessoas e os espaços estiverem se relacionando com a criança é que vai orientá-la como sujeito ativo ou passivo frente à realidade em que vive.

As crianças vão se entendendo enquanto seres, que são indivíduos diferentes e que se constróem e se estruturam nas diferenças. Muitas vezes, seus valores são diferentes e o próprio desenvolvimento individual pede tempos diversos. Se garantirmos os tempos diferentes de crescimento, as crianças poderão aprender umas com as outras. É essencial lembrarmos que a aprendizagem se dá pela troca de experiências.

É só com o tempo, na possibilidade de experimentar os limites das coisas e das pessoas, é que as crianças vão crescendo e construindo sua identidade no grupo em que vivem, vão aprendendo que, para ser independente, ter autonomia e ser responsável, precisam do outro.

A ação de conhecer se dá no movimento entre os parceiros, na confirmação de objetivos comuns, no confronto de idéias, na busca de soluções, na competição, na cooperação.

A escola é o lugar de trocas, aquisições, transformações e confrontos dominado pela comunicação e onde emoções e experiências são compartilhadas. É o instrumento educacional real e dinâmico que reconhece a criança, seus direitos à iniciativa e a sua existência própria como cidadã.

Maria Isabel Reis Abeleira
Psicóloga, Diretora da Escola Amanhecendo e Conselheira Consultiva da Asbrei

Extraído de http://www.asbrei.org.br/?secao=12700&categoria=12724&id_noticia=43462

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TEMPO DE ESPERANÇA